Como em todos os esportes, a musculação também tem alguns mitos que assustam muitas pessoas. Na maioria das vezes as pessoas são contra quem faz musculação justamente por ter recebido uma informação que é uma inverdade. Dessa forma, resolvemos separar os 10 mitos da musculação e falar a verdade sobre cada um deles de modo que você tenha a certeza de que a musculação é uma das melhores formas de colocar o corpo em dia, ganhar massa muscular, definir o abdômen, treinar a mente, e muito mais 

MITO 1 – MUSCULAÇÃO SERVE APENAS PARA FICAR MUSCULOSO
Apesar de um dos objetivos da musculação ser o ganho de massa muscular, a academia tem diversas finalidades. Muita gente não imagina, mas alguém pode fazer academia simplesmente pelo fato de querer que os ossos cresçam, ou ainda para perder peso. Não é necessário fazer academia simplesmente para ganhar massa muscular.
Esse é um mito que ronda principalmente as mulheres, que acham feio músculos, mas procure por fotos de mulheres que fazem academia sem o foco nos músculos, e sim em uma coxa durinha, ou um glúteo redondinho. Certamente vai ter vontade de começar uma academia agora mesmo 

MITO 2 – MENORES DE 16 ANOS NÃO PODEM FAZER ACADEMIA
Bobagem! Esse é de longe um dos grandes mitos que rondam a musculação. Quando eu tinha meus 15 anos e queria fazer academia também ouvi muito isso, e hoje sou alto o suficiente
Aliás, você sabia inclusive que esportes como o futebol ou a ginástica são muito mais perigosos que a musculação e que esses são comprovadamente esportes que retardam o crescimento ósseo do indivíduo? Pois é, isso é verdade.

A partir dos 5 anos de idade a criança já pode começar a praticar a musculação pois já tem condições ósseas para tal. O exercício resistido proporciona ainda estímulos positivos hormonais para o crescimento ósseo, muscular, além de desenvolver coordenação neuromotora e estabilidade em músculos e tendões. Mas é claro que a prática deve ser junto a um profissional qualificado, pois quando feito da maneira errada pode sim se tornar prejudicial ao indivíduo. Procure evitar os erros que os iniciantes cometem e tudo vai dar certo 

MITO 3 – IDOSOS, GESTANTES, PORTADORES DE DOENÇAS E DEFICIENTES NÃO PODEM PRATICAR
Outro mito grotesco. Obviamente cada indivíduo tem suas próprias limitações. Se um deficiente não tem o movimento das pernas, nesse caso ele poderão treinar bíceps, tríceps, peito, costas, trapézio… Cada pessoa pode pegar um peso diferente, pode fazer exercícios diferentes, mas é claro que sempre junto a um profissional e acompanhamento médico.
A musculação é um esporte completo, onde cada aparelho tem sua própria função, bastando que seja utilizado da forma correta. Aliás, a musculação ajuda na melhor do desempenho dos deficientes e dos idosos, além de ajudar no desenvolvimento da gestante.
MITO 4 – QUANTO MAIS, MELHOR
Já citamos esse erro como sendo um dos comuns aos iniciantes (e é), mas também é um mito de certa forma. Podemos separar em duas categorias:
- Os iniciantes que querem pegar muito peso para simplesmente mostrar aos amigos que estão fortes;
- Aqueles que treinam a anos, tem uma alimentação controlada e sabem que quanto mais peso pegarem, mais fortes eles ficarão.
Assim, quanto mais peso, melhor é.
MITO 5 – EXERCÍCIOS LIVRES SÃO MAIS EFICAZES
Os exercícios livres (corrida, futebol, lutas, entre outras) são sim bastante interessantes pois trabalham de uma vez só todos os músculos do corpo, facilitando o trabalho. Mas cada equipamento da academia tem uma função, e só assim é possível trabalhar cada músculo separadamente, ou ainda um grupo de músculos em específico. As vantagens em trabalhar cada músculo separadamente é que se tem um desenvolvimento mais acelerado do que quando se trabalhar todos em simultâneo.
MITO 6 – EXERCÍCIOS AERÓBIOS EMAGRECEM E MUSCULAÇÃO GERA MASSA MUSCULAR
Veja bem, esse é um dos mitos mais disseminados, geralmente nas revistas fitness vemos bastante. Apesar dos exercícios aeróbios emagrecerem e a musculação ajudar no ganho demassa muscular, é mais um mito da musculação dizer que ambos servem somente para esses objetivos em específico. A musculação ajuda a emagrecer não só pelo gasto calórico no local do treino, mas pelo gasto calórico para reconstrução do tecido muscular microlesionado após o treinamento (o que não acontece com exercícios aeróbios), sem contar, claro, o estímulo hormonal de hormônios como o GH, efetivo na queima da célula adiposa.
A musculação ainda é capaz de manter ou aumentar a musculatura do corpo, estimulando ainda mais a queima de gordura. Outro ponto a analisar é que o peso ganho na musculação é algo bonito, não se trata de gordura, mas sim de algo escultural. Não digo que você seja obrigado a pesar 200 kg de puro músculo (apesar de ser o sonho de muitos), mas ao menos ter um corpo definido.
MITO 7 – REPETIR O TREINO NO MESMO MÚSCULO FAZ TER MAIS RESULTADOS
Como já referi no artigo onde falo dos erros dos iniciantes na musculação, querer repetir o treinamento é uma grande bobagem. Todos os músculos precisam de descanso para se recomporem e realmente crescerem. Se ficar repetindo o treino por vários dias no mesmo músculo, é mais provável que você se lesione.
MITO 8 – MUSCULAÇÃO GERA LESÕES FACILMENTE
Apesar de eu ter falado em lesão logo acima, eu me referi a algo que quando feito errado pode causar o problema. Musculação é um esporte que, assim como todos os outros, precisa ser praticado com cuidado. Se fizer um exercício errado certamente terá problemas. Por isso sempre frisamos o quão importante é ter um bom treinador, isso faz a diferença. Para falar a verdade, a musculação é um tipo de esporte que serve principalmente para fortelecer os óssos e músculo e evitar qualquer tipo de lesão 

MITO 9 – SEM UMA ACADEMIA COM MUITOS EQUIPAMENTO NÃO EXISTE RESULTADO
Bobeira mais uma vez! Óbvio que ter um ambiente legal e uma grande variedade de equipamentos ajuda bastante no desenvolvimento do corpo, mas por mais que você faça uma academia em condições primitivas ainda sim obterá resultados. Só não tem bons ganhos de massa muscular que não treina corretamente, quem não tem uma alimentação saudável, quem não tem força de vontade, quem não tem uma mente treinada (mais que o corpo).
MITO 10 – HOMENS TREINAM BRAÇOS, MULHERES PERNAS
Isso não existe
Todo treino de musculação tem que ser proporcional. Não existe essa de homem que só treina braço e peito, e a perna, vai ficar um palito? O bom atleta sabe a importância da proporção na hora de praticar a musculação, por isso, treine todos os músculos do seu corpo, só assim vai obter um bom resultado final. E isso serve também para as mulheres, apesar de querer uma perna durinha, ou um bumbum redondinho, é importante treinar os braços, as costas e o abdômen.

ADAUTO GONÇALVES
PERSONAL TRAINER