domingo, 10 de julho de 2016

EXERCÍCIOS AERÓBICOS: CUIDADO PARA NÃO PERDER MASSA MUSCULAR

Exercícios Aeróbicos: Cuidado Para Não Perder Massa Muscular

Correr_AerobicoAs proteínas musculares são quebradas e utilizadas para produzir energia durante o exercício aeróbico e isso faz perder massa muscular. A quebra e reconstrução do tecido muscular acontecem sempre, de qualquer maneira. O anabolismo (construção dos músculos) e o catabolismo (perda de músculos) são ciclos que fazem parte normalmente da vida de uma pessoa, no entanto, para quem quer ficar grande e forte, a prioridade é sempre manter o anabolismo.
Sim, quem faz exercícios aeróbicos perde massa muscular. Isso acontece quando são feitos uma quantidade excessiva de aeróbicos que, com certeza, irão acelerar o lado catabólico. Só que tudo depende da sua alimentação, também.
Uma pessoa que se alimenta corretamente pode fazer 60 minutos diários de exercícios aeróbicos e não entrar no estado catabólico. A questão é que, às vezes, quem não tem uma alimentação adequada pode perder massa magra até com 20 minutos de aeróbicos.
Claro que isso não quer dizer que os exercícios aeróbicos não tenham sua vantagem, pois eles melhoram a circulação sanguínea e promovem o transporte de oxigênio dos músculos. O que acontece é que se você quer ficar hipertrofiado, mas não tem a alimentação adequada, e nem a suplementação alimentar, os exercícios aeróbicos irão fazer você perder massa muscular. Ou seja, mais do que nunca, você precisa de equilíbrio.
O treinamento cardiovascular é ótimo para a queima de gordura, independente se você quer ficar forte ou não. Existem causas prováveis que podem fazer você perder massa muscular:
  • Pouco carboidrato na alimentação – quem corta de forma drástica oconsumo de carboidratos, tem perda de massa muscular.
  • Está sem fazer musculação – quem está acima do peso costuma fazer primeiro aeróbicos e só depois fazer musculação. A musculação é indispensável para impedir a perda muscular.
  • Pouco consumo de proteínas – a proteína é necessária para construir músculos. Para ficar mais tempo no estado anabólico, deve-se consumir 6 refeições que tenham proteínas e o intervalo entre elas não pode ultrapassar 3 horas.
  • Está consumindo poucas calorias – quando se consome poucas calorias, seu metabolismo desacelera e o corpo queima o tecido muscular para conservar energia. Os músculos são tecidos metabolicamente ativos que precisam de uma grande quantidade de energia calórica para se manterem.
Excesso de aeróbicos resulta em perda de músculos, mas a má alimentação também tem esse mesmo efeito. Os músculos precisam de alimentos, de água e de descanso. Se você está em dúvida sobre estar fazendo a coisa certa, invista num nutricionista profissional, porque esse tem a capacidade de te orientar para que não haja perda muscular e sim a perda da gordura corporal.
Independente de qualquer coisa, não se esqueça de consumir pelo menos 2,5 litros de água por dia e descanse para que seus músculos cresçam
ADAUTO GONÇALVES
PERSONAL TRAINER