Aprenda o que é realmente treinar com alta intensidade e passe a colocar este tipo de treino em sua rotina, para assim obter melhores resultados na academia.
Você entra em sua academia, carrega barras e equipamentos com bastante peso para executar os seus exercícios, utiliza os halteres mais pesados da estante, descansa pouco entre as séries, sente tonturas e vertigens durante o treinamentos, e após tudo isso enfrenta uma boa atividade aeróbia. Você, então, sai satisfeito e com a sensação de bem-estar e dever cumprido ao voltar para casa, pensando ter treinado com intensidade máxima. Mas e se disséssemos para você que todo esse esforço pode ter sido vão e que você NÃO treinou com intensidade máxima, como você se sentiria? Começaria a rever seus protocolos de treinamento? Por onde começariam as mudanças?
Treinar com máxima intensidade é algo que vem sendo dito a alguns anos já, mas que muitas pessoas ainda não sabem o que é. Por isso, resolvi escrever um artigo que irá falar e detalhar um pouco mais sobre o que é treinar com alta intensidade, para que você deixe de treinar com altas cargas, alto tempo na academia, elevado numero de exercícios e passe a treinar com intensidade de verdade
Se você tem certeza que sabe o que é treinar com intensidade máxima, então, recomendo que continue a ler o artigo a fim de compreender um pouco mais se você tem ou não realmente entendido esse fator.
A maioria das pessoas NÃO sabe o que é treinar com intensidade máxima
Hoje, posso afirmar NÃO com números precisos, mas com a certeza de que boa parte das pessoas (incluindo alunos e funcionários) desconhece o que é realmente um treinamento com intensidade máxima. Alguns acreditam ser levantar boas quantidades de peso, outros acreditam que seja um cansaço absurdo ao término da atividade física, outros ainda, acreditam que seja uma combinação desses dois fatores. Alguns vão além de dizem que o treino com intensidade máxima é aquele que você exige o máximo de determinadas vias metabólicas do corpo. Na realidade, todos estão errados ou INCOMPLETOS em seus “achismos”. Isso porque, não existe um treinamento o qual possa ser considerado intenso ao máximo. Existem formas de aproveitamento daquele método frente também as suas condições fisiometabólicas individuais.
Há muitos indivíduos que até entendem que o treinamento com intensidade máxima seja aquele que exige o máximo de seu corpo naquele momento, em uma combinação de força, explosão, resistência, potência etc. Porém, apesar de entender isso, não conseguem colocar em prática, porque tendem a se importar apenas com um ou outro fator em maior quantidade. Tanto que não é incomum vermos pessoas erguendo quantidades absurdas de carga e fazendo movimentos totalmente errados, incompletos, deixando de contrair sua musculatura ao máximo etc. Obviamente, o corpo se sentirá cansado pelo seu esforço, mas isso não significa que treinou com intensidade máxima.
ADAUTO GONÇALVES JUNIOR
PERSONAL TRAINER