Hoje muito se comenta sobre a vaidade feminina. Mas, quando ela é tão forte que acaba prejudicando a saúde? Hoje vou falar um pouco sobre a vigorexia, também conhecida como Síndrome de Adônis.

A pessoa que possui este distúrbio busca tornar o corpo magro e musculoso a qualquer custo, mesmo que isto lhe traga prejuízos futuros. A vigorexia causa um desgaste orgânico e mental e pode trazer consequências semelhantes às do estresse, como insônia, desinteresse sexual, falta de apetite, irritabilidade, fraqueza, cansaço, entre outros. Além disto, são também frequentes os problemas físicos, como desproporção dos membros, problemas ósseos e articulares e falta de agilidade. Os vigoréxicos apresentam comportamento de dependência de exercício com crises de abstinência quando impedidos da prática.
Umas das características psicológicas dos vigoréxicos são o sentimento de inferioridade, retração social e timidez, que fazem com que a pessoa busque se afirmar através de um corpo perfeito. Apesar de serem musculosos, os vigoréxicos se sentem internamente enfraquecidos e distantes de si e de seus ideais. Essas pessoas, de tão isoladas que ficam, acabam tendo outros problemas psíquicos, como a depressão.
É, mulheres! Aumentar um pouquinho aqui, diminuir umas medidas é comum. Quem nunca desejou ter as medidas certas? Vaidade é normal. Mas quando ela passa a ser primordial, torna-se uma doença, um veneno para a autoestima, asfixiando o prazer de viver de muitas pessoas que, sem perceber, ficam obcecadas em alcançar o padrão de beleza, o perfeito estético.
O resultado dessa luta infinita são pessoas frustradas com o próprio corpo, infelizes em relacionamentos pessoais, reféns de padrões de beleza inexistentes.
É desejável que as pessoas tenham preocupação com o próprio físico, desde que esta não se torne uma obsessão e venha a prejudicar outros setores da vida. Reconhecer as pressões estéticas impostas pela sociedade e saber lidar com elas de maneira saudável é a chave para evitar doenças como a vigorexia e outros distúrbios da imagem corporal. Mais importante do que exibir um corpo musculoso e perfeito é ostentar uma imagem saudável, que não seja construída em detrimento do próprio bem-estar.
Adauto Gonçalves Junior
Personal Trainer
Contato: (19) 8811-0733 (19) 8836-5808
E-mail: adautogoncalves@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário