quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CORRER ENVELHECE???


É ótimo quando os alunos nos perguntam as coisas, na semana que passou uma querida aluna, intrigada com uma reportagem da Boa Forma, indagou-me preocupada: "é verdade? e agora? Correr envelhece?" 

Bem, como disse Paracelsus em 1500 e algo, "tudo é veneno ou não, depende da dose". 
Esse mito não é novo, para desvendá-lo devemos recorrer ao bom senso. 
Feita com moderação, a atividade física previne o envelhecimento, combatendo os radicais livres. 
Sabemos que o esporte de alto nível, onde a máquina humana é levada ao limite, nem chega perto de representar segurança, saúde e qualidade de vida. 
A corrida não é um exercício leve, tem uma grande quantidade de impacto (soma de repetidos pequenos impactos), seus resultados são notórios, entretanto, tem um alto índice de ocorrência de lesões. A conclusão da matéria é que "durante a malhação, a produção de radicais livres é realmente maior. Mas, por outro lado, eles produzem mais substâncias antioxidantes em repouso." 
Entendo o problema deles, como tratar em poucas linhas de um assunto polêmico, complexo e não totalmente esclarecido ao mesmo tempo? A matéria cita, sem explicar, que essa compensação se daria durante o repouso, contudo, as pessoas são diferentes, respondem diferentemente a diferentes intensidades. Talvez um exercício de alta intensidade para uma pessoa com estas ou aquelas características genéticas, resultará num déficit tão grande que o repouso pode não ser suficiente para neutralizar os efeitos e eles passem a ser negativos, essa pessoa tenderia então a ter seu processo de envelhecimento acelerado.  
Fiquem tranquilos, o que a ciência aponta, com certa segurança, é que o exercício orientado, realizado com a frequencia adequada e com regularidade, que não se aproxime de intensidades extremas, é altamente benéfico para a saúde.
 
Adauto Gonçalves Junior
Personal Trainer
Contato: (19) 8811-0733  (19) 8836-5808  (19) 9452-7198

Nenhum comentário:

Postar um comentário