O sedentarismo é questão de saúde pública, cerca de 70% da população mundial sofre com seus riscos. Segundo a Organização Mundial de Saúde o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de morte, sendo responsável por mais de 50% das mortes por infarto. Está assossiado a uma série de doenças graves como as do coração, consideradas pela OMS como a primeira causa de óbito do planeta.
Já se sabe que um indivíduo obeso que pratica exercícios regularmente tem um menor risco cardíaco do que um magrinho sedentário.
Mas o que é ser sedentário?
Uma pessoa é considerada sedentária quando sua vida cotidiana apresenta um reduzido gasto calórico, quando ela pouco se movimenta, ficando muito tempo parada. E vovó já dizia, jacaré parado vira bolsa.
Alguns profissionais realizam atividades físicas naturalmente, como operários na construção civil, garçons no restaurante, faxineiros. O perigo maior está naqueles que passam os dias inteiros com o corpo praticamente parado.
Outro fator que contribui para o aumento do número de sedentários é o avanço tecnológico. Ao mesmo tempo que nos propicia muito conforto, gera a maléfica inatividade física. Toda a mordomia moderna faz com que usemos pouco nossos músculos e todas as engrenagens dessa maravilhosa máquina que é o corpo humano, que como consequência, vai perdendo sua funcionalidade, o que acarreta em no mínimo uma piora da qualidade de vida.
Agora vou assustar vocês: a falta de exercícios é tão ruim para a saúde quanto fumar um maço de cigarros por dia.
Um dos objetivos dessa mensagem é chamar sua atenção para a enorme importância do exercício físico em nossas vidas, melhor ainda se realizado sob orientação profissional.
Um dos objetivos dessa mensagem é chamar sua atenção para a enorme importância do exercício físico em nossas vidas, melhor ainda se realizado sob orientação profissional.
consequencias relacionadas ao sedentarismo:
· Obesidade
· Perda da massa muscular
· Perda da massa óssea
· Perda de flexibilidade
· Sensação frequente de cansaço
· Dificuldade para se locomover e fazer movimentos básicos
· Baixa resistência orgânica
· Dores articulares (artrite)
· Dores musculares após pequenos esforços
· Pressão alta
· Alto nível de stress
· Aumento da ansiedade
· Doenças cardíacas
· Má postura
· AVC
· Aumento do Colesterol ruim
· Diabetes
· Alguns tipos de câncer
Dicas para você aumentar seu gasto calórico semanal:
· Contrate a Treino Personal
· Quando possível preferira as escadas em vez do elevador
· Dispense a escada rolante nos shoppings e metrôs
· Deixe o carro na garagem e vá caminhando, ou saia alguns minutinhos mais cedo e estacione o carro em um local um pouco mais distante do seu destino
· Levante para falar com o colega em vez de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador
· Quando possível vá andando até a farmácia, videoclube ou supermercado, em vez de pedir a entrega pelo telefone ou pela internet
Essas atitudes com certeza contribuirão um pouco para afastar o sedentarismo ao promover aumento de seu gasto calórico semanal, entretanto, a medida mais segura e efetiva a ser adotada é treinar regularmente com orientação profissional. A Treino Personal está a sua disposição, entre em contato e agende uma avaliação sem compromisso.
Não são todos os dias que estamos super dispostos, algumas vezes acontece do aluno começar o treino já se sentindo cansado ou com alguma dorzinha, as vezes até abatido. Eis que chega o Personal, com o material e sua motivação tradicional! Ao término do treino o quadro é outro, a perseverança do aluno é premiada. As dores costumam sumir, a energia flui abundantemente pelo corpo. É gratificante para o Personal ver a mudança no semblante do aluno, refletindo a sensação de missão cumprida, bem estar, prazer.
Acorde seu corpo, vamos treinar!
Não se preocupe com o tempo perdido!
A melhor forma de recuperá-lo é não perder mais tempo!
Adauto Gonçalves Junior
Personal Trainer
Contato: (19) 8811-0733 (19) 8836-5808
E-mail: adautogoncalves@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário